Aprender modelagem poderá ser um dos teus interesses.
Possivelmente já experimentaste costurar algumas roupas, ou então é algo que gostarias de fazer.
Seja qual for a tua situação, espero que este texto seja útil. Aqui, vou falar acerca de alguns conceitos que poderão guiar-te nos primeiros passos na modelagem de roupas.
A modelagem consiste na construção dos moldes necessários à confeção de uma peça de vestuário.
Estes moldes são construções planas que servirão de referência para cortar o tecido, dando origem às várias componentes da peça, que depois de costuradas resultam num determinado modelo.
Normalmente, para uma peça de roupa são necessários vários moldes, dependendo o número da complexidade da mesma.
Por exemplo, para uma saia simples poderão ser necessários moldes para a frente, para as costas e para o cós. Mas se falarmos de peças mais complexas, poderão ser necessários muito mais.
Os moldes são planos, uma vez que necessitam de ser colocados sobre o tecido (ou outro tipo de matéria, por exemplo malha) para serem cortados.
O princípio central da modelagem será sempre obter estes moldes bidimensionais, mas que depois possibilitam vestir um corpo que é tridimensional, ou seja, que tem volume, como é o caso do corpo humano.
Na modelagem recorremos a um conjunto de técnicas para desenvolvermos as nossas ações.
Essas técnicas, quando sistematizadas, podem resultar num determinado método.
Não quer dizer com isto que tenhamos que utilizar sempre as mesmas técnicas. Elas poderão variar. Contudo, com a prática, vamos adquirindo alguns automatismos, recorrendo preferencialmente a determinadas técnicas, que nos ajudam a alcançar mais facilmente os nossos resultados.
Existem vários métodos de modelagem, criados por diversos autores e escolas. E é sempre um ponto de partida importante recorrermos a esse tipo de guiões nas nossas práticas, para não nos sentirmos perdidos, numa fase inicial, perante uma imensidão de possibilidades.
Contudo, com o tempo, vamos criando o nosso próprio método, utilizando e aprimorando um conjunto de técnicas que fazem mais sentido no nosso trabalho.
As diferentes técnicas de modelagem podem representar diferentes modos de trabalhar. Podemos, por exemplo, optar por técnicas bidimensionais ou tridimensionais.
O modo bidimensional é caracterizado por ser uma forma de trabalhar numa dimensão plana, pelo que ocorre quando desenhamos os nossos moldes em papel, com base em medidas anatómicas. Podemos também recorrer a meios digitais, através de programas de ilustração, ou especificamente de modelagem.
Já o modo tridimensional, recorre a formas de trabalhar diretamente com volumes, pelo que ocorre, por exemplo, quando trabalhamos sobre um manequim, ou sobre o próprio corpo humano.
Mas o importante é perceber que estas formas de trabalhar não são estanques, podemos recorrer a cada uma delas em conjugação, considerando os resultados pretendidos, as condições de trabalho que temos e o nosso gosto pessoal.
Neste domínio da modelagem de roupas, podemos, por outro lado, enveredar por dois tipos de modelagem, uma para roupas com tamanhos padronizados e outra para roupas feitas à medida.
No meu caso, a minha formação inicial foi no âmbito da modelagem para tamanhos padronizados, uma vez que se dirigia mais para a indústria têxtil do pronto a vestir. No entanto, logo depois, desenvolvi os meus conhecimentos e o meu trabalho na área da modelagem de roupas feitas à medida.
Um bom ponto de partida para aprender modelagem será aprender a criar os Moldes Base, que são moldes simplificados, construídos a partir de medidas anatómicas. E, mais uma vez, podem ser feitos com medidas padronizadas ou então medidas individuais para uma pessoa em particular, no âmbito da modelagem feita à medida.
Se tiveres interesse de aprofundar conhecimentos no âmbito da modelagem feita à medida, sugiro-te uma publicação em que falo acerca dos referidos Moldes Base.
Depois de aprenderes a construir um molde base, já poderás avançar para a fase seguinte do processo de modelagem, que consiste na transformação do mesmo, tendo em vista criar um determinado modelo de roupa.
Recorrendo a diferentes técnicas, o objetivo é teres os moldes finais prontos a serem costurados e a dar vida a um modelo de roupa. Neste processo poderás adicionar diferentes volumes, cortes e pormenores à peça.
Começando por peças de roupa mais simples, vais poder compreender a lógica e os princípios básicos da modelagem e depois, com estudo e prática, vais naturalmente evoluindo para novos desafios.
Como em tudo na vida o importante é começar. A partir daí, passo a passo, todos os segredos se vão desvendando para poderes dar vida às tuas ideias.
Boas costuras
Margarida