O que é um Molde Base?

molde base

A modelagem de uma peça de roupa começa, normalmente, pela construção de um Molde Base, que consiste numa reprodução plana de um corpo com determinadas medidas anatómicas.

Há várias técnicas de modelagem para construir este Molde Base, mas, de uma maneira geral, é um molde bastante simplificado, sem quaisquer pormenores que possam constituir um modelo de roupa. Na realidade este molde só é vestido aquando da sua construção, para testarmos se ficou bem ajustado ao corpo.

É a partir deste Molde Base, depois de provado e ajustado, que iremos realizar as transformações necessárias para dar vida a um determinado modelo de roupa.

Consoante a peça de roupa podemos utilizar diferentes Moldes Base. De uma forma geral os principais são:

Molde Base de Saia

Molde Base de Busto

Molde Base de Calça

Molde Base de Manga

Com estes quatro moldes já conseguimos ter um ponto de partida para todos os modelos de roupa.

Podemos, depois, ter Moldes Base mais específicos, por exemplo de camisa, de vestido, de calção, etc.

Mas o mais importante é termos os quatro principais, porque estes permitem-nos fazer tudo o resto, uma vez que cobrem todas as partes do corpo.

Apesar de serem construções básicas, estes moldes assumem bastante importância, porque, se estiverem ajustados à morfologia do corpo, será mais fácil criar peças de roupa que vestem bem.

Resumindo, o Molde Base será um molde bidimensional que, depois de costurado, ficará bem ajustado ao corpo e, deste modo, servirá de ponto de partida para as necessárias transformações, tendo em vista a construção de um determinado modelo de roupa.

O Molde Base é um molde simétrico, em que o lado direto e esquerdo são iguais. Como tal, só necessitamos de desenhar meio molde, ou seja, desde o meio da frente, passando pela lateral, até ao meio das costas.

Para desenhar um Molde Base precisamos de saber as medidas anatómicas, que constituem as dimensões precisas de determinadas zonas do corpo, nomeadamente das que são necessárias para o molde que vamos realizar, consoante seja o molde base de saia, de busto, etc.

Podemos recorrer a medidas principais (que correspondem às medições efetuadas no corpo) e a medidas auxiliares (que podem também ser obtidas através de medições realizadas no corpo ou por intermédio de cálculos, com base nas medidas principais).

Um Molde Base é constituído por linhas de referência, às quais associamos determinadas medidas anatómicas.

As pinças assumem uma grande importância neste molde, porque são elas que, depois de cosidas, permitem ajustar um molde que é plano a um corpo que tem volume.

De facto, no nosso corpo temos zonas com diferentes volumes e é por intermédio das pinças que vamos conseguir controlar essas diferenças de volume entre diferentes pontos.

Assim, as pinças aparecem sempre que em dois pontos adjacentes nos deparamos com volumes/ medidas diferentes.

Para dar um exemplo mais concreto temos, por exemplo, a diferença de medidas entre o contorno da cintura e da bacia no Molde Base de Saia. Esta diferença vai ser controlada por pinças, que terão a sua base na linha da cintura, com a profundidade necessária.

Esta profundidade corresponde ao excesso de tecido na cintura em relação à bacia e que, ao ser cosido na pinça, fica escondido para a quantidade de tecido se adequar à medida da cintura.

A pinça com a sua forma triangular permite que esta profundidade vá diminuindo de modo a libertar tecido que possa acompanhar o aumento do volume do corpo, culminando no vértice da pinça, neste caso na zona da bacia, em que todo o tecido é libertado.

No Molde Base utilizamos pinças, mas depois no modelo final estas pinças poderão ser transformadas noutros pormenores, como pregas, franzidos, costuras, etc…

Se estás a iniciar o teu percurso na área da modelagem, sugiro começares pela construção de um Molde Base de Saia. Poderás ler a publicação que fiz sobre este tema clicando aqui.

 

Boas costuras

Margarida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *